sexta-feira, 29 de junho de 2012

Tecnologia e Aprendizado

Tecnologia e Aprendizado

A revista Nova Escola de junho/julho 2012, traz um artigo escrito por Ana Lígia Scachetti sobre a tecnologia onde enfatiza a sua importância na aprendizagem e mostra que essa ferramenta sozinha não aprimora o aprendizado. Leva-nos a refletir sobre dois cenários.  No primeiro, a sala de aula possui um quadro-negro, o professor usa o giz e senta em uma mesa em frente às crianças, posicionada nas carteiras enfileiradas. Na segunda cena, o docente utiliza uma lousa digital e os alunos estão atrás de mesas brancas com computadores. O que muda se compararmos esses dois cenários?
Afirma ela que a euforia geral com a tecnologia leva a pensar que o investimento em equipamento garante a melhoria do ensino e da aprendizagem, mas a realidade mostra que em muitas salas de aula que se enquadram a segunda descrição a diferença está apenas nas ferramentas empregadas no trabalho. A resposta para a pergunto do primeiro parágrafo depende de como a interação entre professores, alunos e conteúdos se dá após a inclusão dos novos recursos.
Informa que as políticas públicas dessa área estão mais voltadas para equipar as escolas. O Ministério da Educação (MEC) e os governos estaduais e municipais têm alardeado a distribuição de maquinário. O Censo Escolar de 2010 mostrou que 39,37% das escolas brasileiras já possuíam laboratório de informática, 60,45% tinham computador, e 45%, acesso à internet. Mas a presença das máquinas não é igualitária no Brasil. As regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste estão com a maioria das unidades preparadas. No Norte e no Nordeste, menos da metade das instituições conseguiu se adequar a essas necessidades.
O Brasil, segunda ela, ainda precisa de ações direcionadas para continuar a equipar as instituições de ensino. Garantir bons computadores e internet na escola é um ganho. A sociedade está inserida digitalmente, então o aluno quer encontrar em suas aulas a mesma modernidade que vê fora delas. As escolas podem (e devem) combater a exclusão digital e preparar os estudantes para esse universo.



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