quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO ESPECIAL





Conforme a LDB/96 a educação especial tem os mesmos objetivos que a educação geral, sendo dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana. Tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, e é entendida como uma modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. Difere da educação geral em termos de local de atendimento, tipo de material pedagógico, currículo trabalhado, profissional envolvido e individualização de atendimento. Conforme o MEC a educação especial visa à recuperação e integração sócio-educativas dos indivíduos com necessidades educativas específicas devidas as deficiências física e mental.
A educação especial e tecnologia podem caminhar juntas e rumo ao mesmo objetivo: a inclusão. A exclusão pode-se diminuir quando trabalhamos com a tecnologia correta para cada caso, mostrando ao mundo que devem ser levados em conta também padrões éticos, morais e intelectuais. Sabemos que um portador de necessidades especiais pode realizar inúmeras tarefas, e às vezes necessitar de uma ferramenta, a tecnologia.
Neste final de século o ser humano está rodeado pelos computadores, cabendo à educação incorporar este instrumento ao seu cotidiano, para que, desta forma, possa contribuir para facilitar a vida do homem em seu meio social. Assim, o processo de desenvolvimento do portador de necessidades educativas especiais, necessita também incorporar as novas tecnologias, sobretudo a informática.

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